A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA: UM GESTO DE AMOR QUE PODE SALVAR VIDAS!



Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue.


Através de uma pequena amostra do seu sangue (5ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação.


Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias). Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserida próximo à bacia, ou ainda pela veia, depois de ingerida uma medicação que faz as células da medula migrar para o sangue periférico.


Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro, mas para o paciente, será a diferença entre a vida e a morte.


Participe também divulgando esta campanha. Reproduza o desenho acima em seu blog ou site, incremente o texto e vamos difundir este ato de solidariedade. Ah, e procure o hemocentro mais próximo de sua residência para fazer seu cadastro de doador de medula. =)


Fontes de pesquisa para elaboração do texto:

Retirado do blog da Tatiana e do Milton

4 comentários:

Unknown

Oi querida Gi, já está no blog o seu pedido,gostei muito deste aqui,vou vir mais vezes, beijão

Maria José Rezende de Lacerda

Linda campanha, Gislene. Quem doa, está doando, antes de tudo, amor, e é o maior beneficado. Infelizmente já passei da idade para doar. Mas estou sempre torcendo para que todas as campanhas de amor e fraternidade tenham o sucesso à sua altura. Beijos e ótimo final de semana.

Teresa

Querida Gigi
estou aqui para agradecer seu carinho
vou levar assim que possivel, obrigada
bjssssssssssss
Teresa

José Sousa

Olá grande amiga!
Passei para te ler e desejar uma bela continação de semana!

Um carinhoso beijo.

José Sousa